o que é retinopatia diabética

O que é Retinopatia diabética? Sintomas e tratamentos

O excesso de açúcar no sangue é a característica padrão do diabetes 1 e 2.

No entanto, as consequências que essa alteração, se não controlada, pode gerar no corpo são inúmeras, prejudicando o funcionamento, por exemplo, dos músculos, dos intestinos, do coração e dos olhos.

Ao atingir a região ocular, os acometidos pela doença passam a sofrer também com a retinopatia diabética.

O que é Retinopatia Diabética?

A patologia afeta diretamente a retina, cuja principal função é formar as imagens que são enviadas para o cérebro. A gravidade está exatamente em afetar um componente indispensável para a visão.

O processo da doença é o seguinte: devido à presença excessiva de glicose no sangue, os vasos sanguíneos localizados na retina tornam-se mais permeáveis, favorecendo o extravasamento da substância e causando um edema no local.

A retinopatia diabética merece atenção, pois 90% dos acometidos pelo diabetes do tipo 1 e 60% dos acometidos pelo tipo 2 sofrerão com algum nível da enfermidade, que pode levar à cegueira irreversível.

A prevenção é a melhor forma de evitar a perda da visão, uma vez que o acompanhamento médico é fundamental para controlar a doença. Por isso, agende a sua consulta na Clínica ZS Oftalmologia. Lá, você encontra os mais bem preparados oftalmologistas de Maringá.

Envie sua mensagem via WhatsApp: (44) 99920-3453 ou ligue para (44) 3265-1735.

o que é retinopatia diabética whatsapp

 

Tipos de Retinopatia Diabética

Não proliferativa

O estágio da retinopatia diabética não proliferativa é classificado pela manifestação leve da doença. Os vasos sanguíneos oculares já estão danificados, possivelmente causando hemorragia, mas o paciente pode não apresentar nenhum problema de visão.

Proliferativa

A retinopatia diabética proliferativa é resultado da incapacidade de envio dos nutrientes pelos vasos sanguíneos para o fundo do olho, potencializando a hemorragia e somando consequências, como descolamento de retina e glaucoma neovascular.

Como diagnosticar a doença ocular?

O primeiro ponto já esclarecido, até aqui, é a relação entre diabetes e retinopatia. Logo, os diabéticos precisam, constantemente, estar atentos às medidas de prevenção da doença, visitando o médico oftalmologista com regularidade.

Prestar atenção aos sintomas da retinopatia diabética também é importante, contudo, por ser uma patologia silenciosa, reitera-se a necessidade de se antecipar a eles com o acompanhamento médico.

Conheça os principais sintomas da doença:

· Manchas na visão;
· Visão embaçada;
· Visão dupla (diplopia);
· Sensação de pressão nos olhos;
· Perda repentina da visão.

Exames para diagnosticar retinopatia no olho

Outra forma de averiguar se a doença acomete a saúde ocular é por meio de exames clínicos. O oftalmologista pode solicitar, por exemplo:

· Exame de fundo de olho: possibilita a visualização de alterações vasculares.
· Tomografia de coerência óptica: focado, especialmente, nos vasos sanguíneos e nervo óptico.

Tratamento da Retinopatia Diabética

Cirurgia a laser

Nos casos menos graves da doença, opta-se pela cirurgia a laser, também chamada de fotocoagulação.

O laser é responsável por reduzir a permeabilidade dos vasos sanguíneos e também o inchaço ocular, impedindo até seu crescimento e, portanto, diminuindo as chances de hemorragia vítrea ou edema de mácula diabético avançado, assim como o descolamento da retina.

Cirurgia de vitrectomia

A vitrectomia é outra opção de cirurgia de retinopatia. Ela é indicada para casos de hemorragia vítrea grave.

No procedimento, por meio de uma pequena incisão, são removidos o sangue e tecido cicatricial dos vasos oculares afetados. O resultado é a volta da concentração da luz na retina, garantindo a visão de qualidade.

O pós-operatório pode incluir a internação por um dia, assim como uso de curativo e uso de colírios determinados pelo médico.

Injeção intravítrea

A técnica também é uma alternativa para o tratamento da retinopatia diabética. No caso, uma injeção é aplicada no vítreo, região do olho entre a retina e o cristalino, com medicamentos que reduzem os sintomas da doença.

Comece já seu tratamento com um especialista em retina!

Na sua cidade, em Maringá, você encontra o tratamento oftalmológico de qualidade que seus olhos merecem! Esqueça a necessidade de ir até as capitais para garantir o melhor atendimento.

A clínica ZS Oftalmologia temos infraestrutura completa para realizar consultas, tratamentos, exames e cirurgias – desde pacientes recém-nascidos até idosos. Ou seja, é garantia de soluções oculares para toda a sua família!

O corpo clínico é formado por especialistas em diversas áreas, para garantir a avaliação e os tratamentos ideais para cada caso. Conheça o especialista em retina, Dr. Marcelo Felipe Stumpf CRM: 27.428.

Plano de saúde

Na ZS Oftalmologia, o atendimento é feito via plano de saúde.

Conheça as operadoras aceitas: Copel, Fundação Assefaz, Nova Vida, Pam Saúde, Santa Casa de Maringá, Sanepar, Prever, Sindicato dos Metalúrgicos, Sinconfemar, Sindicato Rural, Sindicato dos Bancários e Unimed.

Caso opte pela consulta particular, os preços são justos! Assim, você tem a chance de cuidar dos olhos sem prejudicar o seu bolso.

Marque a sua consulta

A experiência do Dr. Marcelo Stumpf em tratamento de retina é garantida! Diagnóstico e intervenção cirúrgica com responsabilidade e segurança para você.

Não perca a chance de conversar com nossos oftalmologistas e esclarecer todas as suas dúvidas.

Agende já a sua consulta, realize seu mapeamento de retina e garanta uma visão de qualidade! Envie sua mensagem via WhatsApp: (44) 99920-3453 ou ligue para (44) 3265-1735 para agendar sua consulta com o oftalmologista em Maringá! Anote o nosso endereço: Avenida Brasil, 4399 – Condomínio Edifício Rosa 3º Andar – Sala 302 – Zona 01, Maringá – PR.

o que é retinopatia diabética whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

   
Diretora Técnica: Dra. REGINA KAME ZUKERAM STUMPF- CRM/PR: 27826 RQE: 22848

Avenida Brasil, 4399 - Condomínio Edifício Rosa 3º Andar - Sala 302 - Zona 01, Maringá - PR.

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(44) 3265-1735 / (44) 99920-3453

Email de Contato

contato@zsoftalmologia.com

Horários de Funcionamento

De Segunda à Sexta das 07:00 às 18:00 / aos Sábados das 08:00 às 12:00