Membrana-Epirretiniana - ZS Oftalmologia

A Membrana Epirretiniana é uma doença comum que afeta homens e mulheres, sendo mais comum após 40 anos de idade.

É caracterizada pela formação de uma membrana muito fina que aparece em cima da retina, causando um enrugamento da mácula, o que leva aos distúrbios visuais sentidos pelo paciente.

Sintomas

Os principais sintomas são a baixa acuidade visual e a visão deformada (metamorfopsia). A causa exata da formação desta membrana ainda não é exatamente compreendida, contudo existem algumas teorias.

A principal delas é devido ao descolamento do vítreo que libera células que proliferam sobre a retina.

A membrana formada pode ser fina o bastante e, assim, não proporcionar desenvolvimento de sintoma ou espessa e gerar sintomas como distorção visual e redução visual tanto para longe quanto para perto

Como tratar a Membrana Epirretiniana?

O exame OCT (Tomografia de Coerência Óptica) avalia o grau do edema da retina, bem como a integridade das camadas mais externas da retina. Essa avaliação correlaciona-se com o prognóstico.

A Angiografia e a Microperimertria podem auxiliar na indicação da cirurgia. A Cirurgia – Vitrectomia Posterior com remoção da membrana epirretiniana e da membrana limitante interna.

Os pacientes podem evoluir para catarata após a cirurgia, por isso, em alguns casos, realizam-se ambas cirurgias no mesmo ato. A cirurgia deve ser feita de forma precoce.

Os casos inicias podem recuperar totalmente a visão. As indicações da cirurgia são: paciente com visão pior que 20/40 e/ou com metamorfopsia.

Para realizar o tratamento e demais exames que possam diagnosticar o buraco macular é imprescindível consultar um oftalmologista em Maringá, entre em contato com os especialistas da ZS Oftalmologia, atendemos convênios e consultas particulares – preços acessíveis.

Você pode entrar em contato com a ZS Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:

Tire Suas Dúvidas Pelo Whatsapp - ZS Oftalmologia - Membrana Epirretiniana

   
Diretora Técnica: Dra. REGINA KAME ZUKERAM STUMPF- CRM/PR: 27826 RQE: 22848

Avenida Brasil, 4399 - Condomínio Edifício Rosa 3º Andar - Sala 302 - Zona 01, Maringá - PR.

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(44) 3265-1735 / (44) 99920-3453

Email de Contato

contato@zsoftalmologia.com

Horários de Funcionamento

De Segunda à Sexta das 07:00 às 18:00 / aos Sábados das 08:00 às 12:00