Degeneração-Macular-Relacionado-a-Idade - ZS Oftalmologia

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma das principais causas de perda da visão em pessoas com mais de 50 anos de idade. Os principais sintomas são o embaçamento da visão central (dificuldade para ler e reconhecer a face das pessoas) e a visão distorcida (metamorfopsia).

Existem dois tipos de degeneração macular:

1 – Atrófica ou seca: (incidem em 90% dos casos) evolui lentamente e provoca perda da visão se ocorrer atrofia da retina (na forma de atrofia geográfica), mas na maioria dos caso, os pacientes têm boa visão.

2 – Exsudativa ou úmida: responsável pelos outros 10% dos casos, costuma ter ação abrupta e pode provocar a perda da visão rapidamente. No entanto, se tratada precocemente, é possível manter a visão do paciente estável por anos.

Quais os Sintomas da Degeneração Macular Relacionada à Idade

Na fase inicial a DMRI não apresenta sintomas para o paciente, por isso é muito importante ser acompanhado por um oftalmologista especializado em retina, porque o diagnóstico precoce é fator determinante para o sucesso do tratamento. Depois de certo estágio da doença os primeiros sintomas aparecem como:

  • Visão embaçada;
  • Área escura ou vazia no centro da visão;
  • Diminuição da sensibilidade do contraste;
  • Imagens disformes;
  • Distorção de linhas retas.

Como tratar a doença?

O exame OCT (Tomografia de Coerência Óptica) é o mais importante que deve ser realizado todos os meses nos pacientes em tratamento para DMRI exsudativa. A relação custo-benefício do tratamento é uma das mais vantajosas em toda a medicina. A seguir veja mais formas de tratamento DMRI.

  • Anti-VEGF – Bevacizumab (Avastin), Ranibizumab (Lucentis), Pegaptanib (Macugen);
  • Esteróides como adjuvantes – Triancinolona;
  • Terapia Fotodinâmica com Visudyne;
  • Laser convencional – Fotocoagulação (em casos selecionados);
  • Cirurgia – Vitrectomia Posterior (em casos selecionados)

Como prevenir a Degeneração Macular?

Exames de rotina – mapeamento de retina pode detectar casos de alto risco. Uso de polivitamínicos e omega 3 (segundo estudos clínicos – AREDS 2 e AREDS 2 tba). Prevenção da cegueira: tratamento precoce e persistente.

Para realizar o tratamento e demais exames que possam diagnosticar a Degeneração Macular é imprescindível consultar um oftalmologista em Maringá, entre em contato com os especialistas da ZS Oftalmologia, atendemos convênios e consultas particulares – preços acessíveis.

Você pode entrar em contato com a ZS Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:

Tire Suas Dúvidas Pelo Whatsapp - ZS Oftalmologia - Degeneração Macular

   
Diretora Técnica: Dra. REGINA KAME ZUKERAM STUMPF- CRM/PR: 27826 RQE: 22848

Avenida Brasil, 4399 - Condomínio Edifício Rosa 3º Andar - Sala 302 - Zona 01, Maringá - PR.

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(44) 3265-1735 / (44) 99920-3453

Email de Contato

contato@zsoftalmologia.com

Horários de Funcionamento

De Segunda à Sexta das 07:00 às 18:00 / aos Sábados das 08:00 às 12:00