Cirurgia de Catarata

A Catarata:

Você já sabe que a Catarata é a doença ocular que provoca a perda gradual de transparência no cristalino, a lente natural do olho. Você já sabe também que é uma doença progressiva e, eventualmente, inevitável, já que ela faz parte do processo natural de envelhecimento do corpo.

Tipos de cirurgia de Catarata

A única forma de tratamento da catarata é a cirurgia. Disponibilizamos 3 tipos de cirurgia de Catarata: a cirurgia de Catarata comum – através de bisturi; cirurgia de Catarata personalizada e a cirurgia de Catarata Premium. Conheça cada um dos procedimentos cirúrgicos que nossos oftalmologistas dispõem.  

Cirurgia de Catarata comum

No procedimento de cirurgia de Catarata comum, o instrumento utilizado pelo oftalmologista é o bisturí. Manualmente ele realiza uma incisão entre 2 e 3mm na córnea (parte transparente do olho) e com o auxílio de instrumentos a doença de Catarata é extraída através desta incisão. Para a sucção da Catarata é utilizada uma ponta com vibração ultrassônica que dissolve e aspira os tecidos opacos. Esse método chama-se facoemulsificação.

Para realizar o tratamento e demais exames que possam diagnosticar a Catarata é imprescindível consultar um oftalmologista em Maringá, entre em contato com os especialistas da ZS Oftalmologia, atendemos convênios e consultas particulares – preços acessíveis.

Você pode entrar em contato com a ZS Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:

Tire Suas Dúvidas Pelo Whatsapp - ZS Oftalmologia - cirurgia de catarata

Cirurgia de Catarata

Este é um tipo de cirurgia combinada com aparelhos avançados para a correção da doença de catarata. No pré-operatório é realizado um mapeamento completo da visão. Baseado nesse mapa, o cirurgião oftalmologista da ZS Oftalmologia tem maior precisão para realizar a operação. A cirurgia trata cada olho de forma individual levando em consideração o estágio em que se encontra a doença e o histórico do paciente, por esta característica é denominada a cirurgia de Catarata personalizada.

Entenda o procedimento:

Como já mencionado, no pré-operatório será realizado um mapeamento ocular da visão do paciente, para guiar a cirurgia de Catarata com total precisão. O equipamento utilizado é a Estação Verion.

Essa Unidade de Referência captura a impressão digital do olho do paciente em imagem de alta resolução. É com base nesse mapa que serão determinadas, dentro da programação personalizada para cada indivíduo, as incisões, a capsulotomia, a quebra do cristalino e o posicionamento da lente intraocular centrada no eixo da visão e também na posição do eixo do astigmatismo a ser corrigido.

Com isso, o cirurgião oftalmologista da ZS consegue fazer o planejamento da cirurgia, e passa os dados automaticamente para o computador, evitando possíveis erros.

Neste momento é utilizado um equipamento de alta tecnologia e precisão, que realiza a facoemulsificação, ou seja, aspira o cristalino. A  cirurgia é feita na técnica de microincisão, autoselante (sem pontos-sutura), depois é implantada uma lente intraocular.

Após esse procedimento, que dura em média de 15 a 20 minutos, o paciente repousa em uma sala por algumas horas antes de ser liberado.

O pós-operatório da cirurgia de catarata é orientado pelo médico, que irá recomendar os cuidados corretos para a recuperação do paciente em casa que englobam: uso de colírios, evitar coçar os olhos, evitar esforços físicos, entre outros. Em apenas alguns dias, a visão do paciente já estará estabelecida.

“Lembrando que, seja qual for o procedimento cirúrgico de catarata, é realizado um olho por vez.”

Cirurgia de Catarata Personalizada Premium

A cirurgia de Catarata Personalizada Premium reúne a mais alta tecnologia oferecida no mercado oftalmológico. Nós da ZS, disponibilizamos esta inovação para os nossos pacientes. A Cirurgia de Catarata com implante de lente intraocular resulta na correção de erros refrativos. Conheça os tipos de lentes intraoculares premium disponíveis nos tratamentos oculares oferecidos pelo nosso hospital:

Lentes Intraoculares

As Lentes Intraoculares Premium são lentes multifocais altamente tecnológicas, que possibilitam a correção de problemas refrativos como astigmatismo, miopia e hipermetropia. Essa lente intraocular, ao ser implantada durante a cirurgia de catarata, devolve a visão corrigindo a catarata e erros refrativos que o paciente possa apresentar. A ZS tem grande experiência no implante de Lentes Intraoculares Premium e o percentual destes implantes é próximo de 70% de suas cirurgias nos últimos 5 anos.

Lentes Intraoculares Esféricas

São lentes nacionais, rígidas, implantadas após a remoção do cristalino através de uma incisão de 6 a 8mm da córnea, suturada com 4 a 5 pontos. A recuperação é mais lenta.

Lentes Intraoculares Asféricas

São lentes internacionais, flexíveis, que possibilitam implantação através de uma incisão menor, entre 2 e 3mm, dispensando a necessidade de pontos, tornando a recuperação mais rápida. Atuam proporcionando melhor sensibilidade ao contraste e também melhor visão, garantindo desta forma melhor qualidade de vida do paciente.

Lentes intraoculares monofocais

Essas lentes direcionam os raios de luz a um ponto focal, proporcionando visão nítida apenas para uma única distância. Assim será necessário o uso de lentes corretivas, como óculos, para melhorar a visão de perto, intermediária e de longe, simultaneamente. O importante é ressaltar que no pós-operatório da cirurgia de catarata, o potencial de visão melhorará em comparação ao pré-operatório seja com ou sem óculos, desde que não exista outra anormalidade ocular.

Lente Intraocular monofocal tórica

Lente monofocal, que só direciona raios de luz a um ponto focal, porém, indicada para pacientes com astigmatismo. Um paciente que possui 0.5 de astigmatismo no pré-operatório necessita do uso de uma lente tórica intraocular na cirurgia para devolver a visão de qualidade. O astigmatismo é um dos erros refrativos que o paciente pode corrigir na cirurgia de Catarata. Lembrando que o astigmatismo afeta nossa visão para perto e longe ao mesmo tempo.

Lentes intraoculares multifocais

São lentes indicadas para pacientes que desejam corrigir a visão tanto para perto quanto para longe, já que são desenvolvidas para obter múltiplas imagens retinianas simultâneas, e não apenas para um foco, como uma lente monofocal. Desta forma, o paciente consegue independência do uso de óculos.

Lentes intraoculares multifocais tóricas

São lentes multifocais, que corrigem a visão para perto e longe, dispensando o uso de óculos, indicadas para pacientes com astigmatismo, possibilitando a implantação para estas pessoas. Anteriormente, pacientes que possuíam astigmatismo corneano significativo não podiam implantar lentes intraoculares multifocais.

Lembrete:

É importante destacar que o oftalmologista deve analisar qual o tipo de cirurgia de catarata ou lentes intraoculares serão adotadas. Para isso, ele levará em consideração as condições de cada paciente para aí sim definir qual o melhor tratamento de Catarata que será seguido.

Para realizar o tratamento e demais exames que possam diagnosticar a Catarata é imprescindível consultar um oftalmologista em Maringá, entre em contato com os especialistas da ZS Oftalmologia, atendemos convênios e consultas particulares – preços acessíveis.

Você pode entrar em contato com a ZS Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp:

Tire Suas Dúvidas Pelo Whatsapp - ZS Oftalmologia - cirurgia de catarata

   
Diretora Técnica: Dra. REGINA KAME ZUKERAM STUMPF- CRM/PR: 27826 RQE: 22848

Avenida Brasil, 4399 - Condomínio Edifício Rosa 3º Andar - Sala 302 - Zona 01, Maringá - PR.

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(44) 3265-1735 / (44) 99920-3453

Email de Contato

contato@zsoftalmologia.com

Horários de Funcionamento

De Segunda à Sexta das 07:00 às 18:00 / aos Sábados das 08:00 às 12:00